Chuvas fortes e queda de energia provocam desastres pelo interior de São Paulo

Chuvas fortes e queda de energia provocam desastres pelo interior de São Paulo.

Moradores de 20 cidades do interior de São Paulo foram surpreendidos e passaram momentos de tensão por conta das fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo na noite de 06/06/16.

Os rios Atibaia, Capivari, Tietê e Piracicaba transbordaram, e além da inundação, o temporal destelhou casas, derrubou árvores e provocou mortes em várias cidades.

As mais afetadas foram Atibaia, Barueri, Campinas, Capivari, Franco da Rocha, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jundiaí, Mairinque, Monte Mor, Osasco, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, São Carlos, São Roque, Sorocaba, Tiete e Vargem Grande Paulista.

Muitas regiões ficaram sem energia por mais de 30 horas o que provocou grandes prejuízos para moradores e empresas da região.

Os temporais deste período foram acompanhados de micro explosões, ventos fortes, que são criados pelo encontro de duas ou mais massas de ar, frias e quentes. São fenômenos relativamente esporádicos, mas não são excepcionais.

Para lidar com os imprevistos do clima minimizando os prejuízos é necessário evoluirmos em uma tecnologia que o país ainda não domina. Durante as tempestades são particularmente úteis as grandes redes de radar, que podem delinear o volume de água nas nuvens em formação e antecipar detalhes de curto prazo sobre sua evolução. Mas no Brasil, atualmente, há apenas 4 radares em operação efetiva, contra, por exemplo, 175 nos estados Unidos e 200 na China.

Diante desta precariedade tecnológica, como minimizar os prejuízos de um próximo temporal?

Uma solução extremamente útil, principalmente para empresas que atuam com missões críticas, é o uso de Nobreaks para o condicionamento da energia, já que estes equipamentos são capazes de fornecer energia de qualidade para os equipamentos a eles conectados, além de fornecer autonomia de funcionamento, por um período de tempo, mesmo que não haja energia proveniente da rede elétrica.

A PhD On Line, há mais de 15 anos, atua neste segmento, oferecendo eficiência em condicionamento de energia com Nobreaks de 1 a 1560 kVA, Monofásico, Trimonos e Trifásicos, não só para venda, como também para locação, que é uma opção extremamente favorável nestas situações de imprevisto.