Diferenças entre Nobreaks com transformador isolador e com autotransformador

Uma dúvida muito comum para quem vai adquirir um Nobreak é saber qual a diferença entre os que possuem um transformador isolador e os que têm apenas um autotransformador.
Um transformador é um dispositivo presente nos Nobreaks que consegue transmitir uma potência elétrica de um circuito para outro induzindo corrente, tensões e mesmo modificando estas grandezas através de princípios estudados em eletromagnetismo.
Um transformador é formado basica-mente de:
- Enrolamento, que é formado de várias bobinas, que em geral são feitas de cobre eletrolítico e recebem uma camada de verniz sintético como isolante.
- Núcleo, em geral, feito de um material ferromagnético e é responsável por transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o enrola-mento secundário.
Há transformadores que possuem apenas um enrolamento e são chamados de autotransformadores. Nestes casos existe apenas um bobinado com início para o 0v, centro e fim onde, para redução de tensão coloca-se tapes entre início e centro e deste para o fim caso necessite de tensão maior (aqui não existe isolamento entre a rede elétrica e a fonte de consumo).
Há também os chamados transfor-madores isoladores nos quais existem bobinas secundárias isoladas fisica-mente do enrolamento primário. Neste caso a carga não tem contato físico com a rede elétrica permanecendo isolada.
Vamos analisar na prática quando é recomendo o uso de cada um:
- Autotransformador: Em uma residência que tem somente tomada 127Vac e vai utilizar nobreak de 220Vac. Neste caso, será preciso instalar um auto transformador para elevar a tensão da tomada de 127Vac para 220Vac.
- Transformador isolador: Em um ambiente que tem somente 3 Fases 220Vac e 1 Cabo Terra, e vai utilizar um nobreak trifásico, portanto precisará de 3 fases, 1 cabo terra e 1 cabo Neutro.
Neste caso é possível utilizar um Transformador Isolador para gerar um Neutro aterrado, assim obtêm-se as 3 fases, o Neutro e o Terra. Além disso, o transformador isolador tem maior eficiência na proteção da carga contra descargas atmosféricas (raios) e por isso é indicado para cargas críticas, como por exemplo, os equipamentos hospitalares.