Diferença entre energia monofásica e trifásica

Para ser utilizada por indústrias e residências a energia da concessionária passa por transformadores de acordo com o tipo de fornecimento que se deseja obter:

Fornecimento de energia  monofásica

Fornecimento de energia monofásica

O transformador monofásico é alimentado apenas por uma única fase, isto é, só tem um fio na parte de cima. A energia é fornecida através de 3 fios: Neutro, fase A e fase B.

A energia monofásica é distribuída através de tomadas de uso doméstico comuns, e é utilizada para a alimentação de equipamentos do cotidiano, como notebooks, iluminação e televisões.

Fornecimento de energia trifásica

Fornecimento de energia trifásica

O transformador trifásico é alimentado por 3 fases, isto é, tem 3 fios na parte de cima.
O fornecimento é feito a 4 fios: Neutro, fase A, fase B e fase V, isto é, entra na indústria ou estabelecimento 4 fios.

As fases são denominadas de A, B e V para facilitar a sua identificação através das cores dos fios e cabos que são usados : Azul, Branco e Vermelho.
A energia trifásica é caracterizada por três ondas monofásicas que trabalham juntas. As ondas são compensadas por 120 graus, ou seja, um terço da onda senoidal. Com energia trifásica, a tensão é sempre muito próxima da tensão máxima disponível, devido ao deslocamento de 120 graus.

Ondas trifásicas

Por outro lado, quando se olha para uma imagem de osciloscópio da tensão monofásica, há uma única onda que chega ao ponto máximo de 120V (isso varia conforme o país) e, em seguida, oscila entre +120 V e -120V a 60 Hz (ou 60 vezes por segundo). Essa oscilação é adequada para distribuição a curta distância para eletrodomésticos

ondamonofasica

A maior parte da energia elétrica distribuída no mundo é feita sob a forma de sistemas trifásicos. Esse fato não ocorre por acaso, pois o sistema trifásico realmente oferece significativas vantagens em relação ao monofásico:

• O sistema trifásico usa menor quantidade de cobre ou alumínio para entregar a mesma potência que um sistema monofásico equivalente;

• Geradores trifásicos são menores e mais leves que seus equivalentes monofásicos por usarem com maior eficiência seus enrolamentos.

• Um motor trifásico é menor que seu corres-pondente monofásico de mesma potência;

• Motores trifásicos, devido ao campo girante produzido pelas três fases, partem sem a necessidade de dispositivos especiais. Já o campo pulsante dos motores monofásicos exige um enrolamento extra de partida;

• Motores trifásicos produzem um torque constante e por isso são menos sujeitos à vibrações , o que não é possível nos motores monofásicos;

• Retificadores trifásicos apresentam menos ondulação na tensão retificada (ripple) que os monofásicos;

• A potência total em um sistema trifásico nunca é nula. No sistema monofásico anula-se sempre que a tensão ou a corrente passam pelo zero (os motores monofásicos só continuam girando graças à inércia);

• A potência instantânea total, em um sistema trifásico equilibrado é constante, ou seja, não varia no tempo.

• Energia trifásica é a forma mais eficiente de distribuir energia para longas distâncias, e permite que grandes equipamentos industriais operem com mais eficiência.